Durante a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor, o Templo de Salomão foi destruído e o povo foi levado como cativo para a Babilônia, marcando o início do Exílio Babilônico, que durou aproximadamente 70 anos. O retorno do exílio e a reconstrução do templo foram iniciados após o rei Ciro conquistar a Babilônia e emitir uma ordem permitindo que eles retornassem a sua terra natal e reconstruíssem o Templo em Jerusalém. No entanto, eles enfrentaram dificuldades, oposições e pressões, levando à interrupção da obra – Até quando?

A partir do momento em que abandonaram a restauração do Templo, tudo o que eles faziam não prosperava. Eles faziam muito, mas os resultados eram ínfimos, frustrantes. Após dezoito anos de paralisação da obra, veio novamente a Palavra do Senhor, dizendo: Este povo afirma: Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do
Senhor (Ageu 1.2)
, mas, já havia passado de hora. O povo se envolveu com muitos projetos pessoais, usou os recursos destinados à reconstrução do Templo para benefícios próprios e deixou o Templo do Senhor abandonado, em ruínas.

As escolhas deles os levaram à frustração; eles não viam rendimento do que produziam, nada prosperava, por causa de um motivo: envolveram-se com muitas coisas e deixaram o Templo do
Senhor em ruínas. Vejam aonde seus caminhos os levaram! (Ageu 1.7).

———————————————————–

Março – Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando, Até quando — Link: Edição.

Edição de março de 2024

PALAVRA DE

Vida e Fé:

Até quando

Até quando?

Durante a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor, o Templo de Salomão foi destruído e o povo foi levado como cativo para a Babilônia, marcando o início do Exílio Babilônico, que durou aproximadamente 70 anos. O retorno do exílio e a reconstrução do templo foram iniciados após o rei Ciro conquistar a Babilônia e emitir uma ordem permitindo que eles retornassem a sua terra natal e reconstruíssem o Templo em Jerusalém. No entanto, eles enfrentaram dificuldades, oposições e pressões, levando à interrupção da obra. 

A partir do momento em que abandonaram a restauração do Templo, tudo o que eles faziam não prosperava. Eles faziam muito, mas os resultados eram ínfimos, frustrantes. Após dezoito anos de paralisação da obra, veio novamente a Palavra do Senhor, dizendo: Este povo afirma: Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do
Senhor (Ageu 1.2)
, mas, já havia passado de hora. O povo se envolveu com muitos projetos pessoais, usou os recursos destinados à reconstrução do Templo para benefícios próprios e deixou o Templo do Senhor abandonado, em ruínas.

As escolhas deles os levaram à frustração; eles não viam rendimento do que produziam, nada prosperava, por causa de um motivo: envolveram-se com muitas coisas e deixaram o Templo do
Senhor em ruínas. Vejam aonde seus caminhos os levaram! (Ageu 1.7).

Vemos nas Escrituras a seguinte direção: primeiro, restaure o templo; depois, os muros e a cidade, isso se estende para cada um de nós. Toda vez que o templo do Senhor estiver em ruínas, que é a vida espiritual, as outras áreas da nossa vida não frutificarão — e nós somos o templo do Espírito Santo. …Porque o meu templo fica em ruínas, enquanto cada um de vocês corre por causa de sua própria casa. Por isso, os céus retêm o seu orvalho, e a terra não produz os seus frutos (Ageu 1. 9 e 10). E, Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo (Coríntios 3.17). Se a vida espiritual não estiver bem construída, sólida e vigorosa, qualquer esforço que você faça a partir desse ponto resultará apenas em frustração. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada (Ageu 1. 6 e 7).

No episódio em que Esdras lê as Escrituras ao povo, à medida que eles ouviam, ficava claro que alguns dos presentes nunca haviam ouvido a Palavra. Quando o povo passou a ter conhecimento da Palavra de Deus e da condição espiritual em que se encontrava, eles começaram a chorar, pois tiveram a revelação de que o padrão de Deus era elevado em comparação com o estilo de vida que viviam, eles passaram a enxergar o quão distantes de Deus estavam. Naquele momento, eles foram consolados por Neemias e Esdras, que não chorassem, pois a alegria do Senhor era ver a força deles. Afinal, era um dia consagrado ao Senhor, uma ocasião especial, visto que a Palavra estava penetrando em seus corações e provocando transformações internas. Começava ali um processo de restauração interna.

Não viveremos as promessas gloriosas que Deus tem para este ano, se não absorvermos Sua Palavra e não governarmos nossa vida, o que só é possível por meio da restauração do templo, que é o lugar da adoração. Os verdadeiros adoradores adoram a Deus em espírito e em verdade. Vamos lembrar que a primeira menção de adoração foi na entrega de Isaque por Abraão, onde ele diz, Eu e o menino vamos ali adiante para adorar a Deus. Daqui a pouco nós voltamos (Gênesis 22.5). Isso significa que quando Deus pede Isaque, Ele quer Abraão. O contexto fala de uma fé tão radical, tão agressiva, que Abraão foi até as últimas consequências para entregar seu filho em obediência ao Senhor. Você tem ido até as últimas consequências para obedecer a Deus, tem feito os cortes na carne, as entregas necessárias que Ele requer? Talvez, esteja chateado com seus resultados, mas não tem levado a sério a essência desta mensagem, que é se autogovernar. Entenda, definitivamente, que você não governa os outros, você governa a si mesmo!

O texto de I Samuel 16 começa com o profeta, que era a maior autoridade espiritual da Nação, deprimido por causa de Saul, que representa o que Deus já rejeitou. O Senhor disse a Samuel: “Até quando você vai chorar por Saul, se eu o rejeitei como rei de Israel? Encha seu chifre com óleo e siga seu caminho; estou te enviando a Jessé de Belém. Escolhi um de seus filhos para ser rei” (I Samuel 16. 1.1). O chifre é sinônimo de poder, glória, autoridade, dignidade, honra, vitória, coragem, proteção, salvação e liderança. Saul foi ungido com o óleo que estava na taça, e Davi com o óleo que estava no chifre, o qual representa governo e autogoverno. Isso significa que ninguém pode governar sem antes aprender a se autogovernar.

Deus havia rejeitado um homem que não se autoliderava, indisciplinado, egoísta, autocentrado, orgulhoso, descontrolado e emocionalmente instável; um homem que O obedecia parcialmente. Saul tinha tudo, mas Deus não era sua prioridade; o trono, sim. Saul se apegou às bênçãos, deixando o
Senhor em último plano. As pessoas têm a tendência de priorizar suas próprias necessidades em vez de priorizar a Deus. Muitos tiram do Senhor, destinam seus rendimentos para seus próprios prazeres, utilizam seus recursos para satisfazer suas próprias vontades, mas quando se trata de priorizá-l’O, investir na obra, surge uma resistência. 

 

Deus quer nos levar a níveis elevados. Dessa forma, Ele abalará tudo o que é abalável para que permaneça apenas o inabalável. Ele nos testará e nos pressionará para ver o que sairá de nós: se é fidelidade, obediência, sacrifício ou medo, dúvida, incredulidade, murmuração. As pessoas que agem como os ímpios ficam no meio do caminho. Vejo, claramente, um estreitamento de Deus, e muitos estão relativizando a seriedade que a Palavra exige

O amor de muitos está esfriando, a fome por Deus está diminuindo, a Palavra está se cumprindo, e muitas pessoas não estão percebendo. A promessa está de pé, mas para ela se cumprir em sua vida, é necessário que você se alinhe com a Palavra de Deus. Acontece que muitos cristãos já adotaram a cultura hedonista do mundo e não estão exercendo controle sobre suas próprias vidas. 

Até quando pretende insistir em algo que, para Deus, já está encerrado? O tempo pelo qual você ainda chora já findou! Deus tem algo novo para você, portanto, pare de chorar e vá ungir seus sonhos novos! O
Senhor tirou Samuel daquela situação deprimente e o conduziu a algo novo e de sacrifício. Ordenou-lhe que fizesse algo que, inicialmente, ele temeu, pois não tinha visão — e romper com um sistema falido, com o passado, muitas vezes, gera receios e temores. Uma pessoa sem visão é uma pessoa sem futuro, e uma pessoa sem futuro retorna ao passado, ela não acredita no impossível. No entanto, caso ainda não tenha percebido, Deus sempre espera que as situações se tornem impossíveis para intervir. Portanto, toda vez que você se deparar com o impossível e não acreditar, retrocedendo em vez de avançar, jamais experimentará o sobrenatural. 

Quando ele chegou à Belém, os anciãos da cidade tremeram ao encontrá-lo. Eles perguntaram: “Você vem em paz?” (I Samuel 16. 4). A reverência às coisas de Deus, à Igreja — aos profetas —, líderes, é outro ponto que temos de considerar, mas muitas pessoas estão cada vez mais irreverentes, irrelevantes e comuns. Quando Samuel convocou a reunião dos filhos de Jessé para ungir um rei escolhido por Deus, Jessé não se lembrou de Davi. Esqueceu-se dele ou pensou que não era necessária sua presença. Isso revela que a tendência das pessoas é não valorizar ou esquecer o que Deus considera. 

Se a sua referência é Deus, você consegue identificar o que é bom e o que vem d’Ele. Se a sua referência não estiver alinhada, no nível de Deus, não conseguirá discernir nem entender o que vem do Senhor, consequentemente sairá de algo que Deus disse “não” e irá em direção a algo que Ele também disse “não”. A imagem de Eliabe foi o suficiente para Samuel tirar conclusões precipitadas. Se não rompermos com um padrão viciado, sairemos de algo que Deus rejeitou e entraremos em algo familiar, “semelhante”, também rejeitado por Ele. (I Samuel 16. 6). Muitos insistem em coisas que Deus já disse que não dão certo, porque não pensam no que Ele pensa, estão com a vida espiritual tão distante do Senhor que não têm discernimento do que Ele escolheu. Quando Deus exaltou Davi perante todos, Ele demonstrou como age, isto é, Deus não depende da imagem, do currículo, da inteligência ou da capacidade de ninguém para promover uma pessoa; Ele depende da fé.

Chega de errar no mesmo nível! Pare de fazer escolhas que distanciam você de Deus. Se não renovarmos a nossa mente, passaremos a vida correndo atrás de algo que Ele já disse “chega”, “acabou”, “fim para isso!”. Busque o discernimento do Alto; considere o que Deus valoriza, não se envolva em projetos falidos e experiências decepcionantes. Esvazie-se dos seus achismos. O Espírito Santo não quer esse padrão falido, esse tipo de coração no qual você insiste em manter. Miséria, doenças, destruições familiares, dívidas, isso não é o padrão de Deus. As pessoas que estão vivendo essa vida decadente estão desalinhadas com a Palavra; o templo, a vida espiritual está em ruínas.

Primeiro, restaure o templo; depois, os muros e a cidade. Deus está à procura desses Davis para ungir e levantar, pois esses terão um crescimento expressivo e rápido. Pessoas como Davi não toleram afrontas do inimigo. Pessoas como Davi se levantam, fazem e enfrentam aquilo que ninguém quer enfrentar. Se você colocar em prática a direção do Espírito Santo, mudará o rumo da sua vida e terá um ano glorioso!

Eu abençoo sua vida em Nome de Jesus. 

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida