Espírito de coragem – Edição de Agosto

Poder e covardia são opostos um ao outro, porque o Espírito de poder é um batismo de coragem que bani, extermina, acaba radicalmente com o medo, sem perder a doçura do amor e o bom senso do equilíbrio. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Timóteo 1.7). Então, poder, amor e equilíbrio estão presentes no Espírito de coragem! Observe nesse versículo onde está o “amor”, entre o “poder e o equilíbrio”!  – Espírito de coragem.

Os vencedores jamais foram vencidos pelo espírito de intimidação. As Escrituras mostram inúmeras vezes Deus falando para Seu povo: Não tenham medo!… São ordenações muito fortes de Deus a todo instante: Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Josué 1.9).

Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro (Provérbios 29.25).

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8.31).

“É o Senhor dos Exércitos que você deve respeitar como santo e temível. Ele é sua fonte de temor, não o homem (Isaías 8.13).

A terra passava por uma maldição cujo trabalho do cultivo estava extremamente difícil! Lameque, descendente de Sete, acreditou que viria um tempo de descanso e alívio e mostra uma esperança tão imensa que coloca o nome de “Noé” em seu filho. Noé significa “alívio”, “descanso”. Deus usou Noé para dar alívio ao mundo! Noé, porém, encontrou favor diante do Senhor. “Construa uma grande embarcação… “(Gênesis 6.8 e 14). Foi assim que Deus recomeçou usando Noé que muito embora tivesse um nome expressivo, precisou ter a coragem de crer e se envolver num projeto mundial em que ele não se sentia capazmas creu na Palavra e favor do Senhor.


Encontramos similaridades com o que Deus fez abrindo o Mar Vermelho e derrotando todos os egípcios, como está escrito: Não tenham medo; fiquem firmes e vejam o livramento que o Senhor lhes fará no dia de hoje… O Senhor lutará por vocês; fiquem calmos (Êxodo 14.13 ao 14). Foi, exatamente o que aconteceu! O Senhor lutou por Seu povo que tomou posição, foi de encontro ao inimigo, mas seguro que não precisaria lutar. 

Josafá se prostrou com o rosto em terra e, nesse momento, todos se prostraram e adoraram. Os levitas se levantaram e em alta voz louvaram ao Senhor, o Deus de Israel. Na manhã seguinte, levantaram-se cedo e partiram para o enfrentamento. 

Jônatas disse a seu escudeiro: “Vamos atravessar até o destacamento daqueles incircuncisos! Quem sabe o Senhor nos ajudará, pois nada pode deter o Senhor. Ele pode vencer com muitos guerreiros e também, com apenas uns poucos “(1 Samuel 14.6)

Subtítulo: Espírito de coragem – Edição de Agosto  2022

Uma mente renovada é dominada pela fé na Palavra, é prisioneira da esperança e não enxerga mais o impossível. Porquanto tudo que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que por meio da perseverança e do bom ânimo provenientes das Escrituras, mantenhamos firme a nossa esperança (Romanos 15.4). Tudo foi registrado para nos ensinar, para que nós possamos perseverar animados, firmes, cheios de esperança, porque o Deus que operou na vida de tantas pessoas continua o Mesmo na vida de todos que creem. Se crermos, jamais nos decepcionaremos. Todo aquele que nele crê jamais será decepcionado (Romanos 10.11). 

Com Jesus aprendemos a invadir o impossível, a crer na multiplicação do pouco, que no mesmo lugar no mesmo “mar” onde não tivemos nenhum resultado, teremos a maior “pescaria” da nossa vida! Mesmo que alguém nunca tenha vivido algo, ele pode ser o primeiro “leproso” a ser curado. Mesmo que tenhamos vivido isolados e nos escondendo como a samaritana, podemos ainda fazer algo muito grande. Mesmo que nossa reputação tenha sido jogada na lama, como a da mulher pega em adultério, podemos ser anunciadores de boas novas, como:  Link.: Edição.

Vida Hoje: Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto, Espírito de coragem – Edição de Agosto – Link.: Nossa loja MMV .

  • ademais
  • afinal
  • aliás
  • analogamente
  • anteriormente
  • assim
  • certamente
  • conforme
  • a fim de, a fim de que, a menos que, a princípio, a saber
  • acima de tudo
  • ainda assim
  • não apenas … , como também … não só … , bem como …  não só … , como também …  não só … , mas também …

Palavra de

Vida e Fé:

Espírito de coragem

Espírito de coragem - Edição de Agosto

Edição de Agosto 263

Poder e covardia são opostos um ao outro, porque o Espírito de poder é um batismo de coragem que bani, extermina, acaba radicalmente com o medo, sem perder a doçura do amor e o bom senso do equilíbrio. Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio (2 Timóteo 1.7). Então, poder, amor e equilíbrio estão presentes no Espírito de coragem! Observe nesse versículo onde está o “amor”, entre o “poder e o equilíbrio”! 

Os vencedores jamais foram vencidos pelo espírito de intimidação. As Escrituras mostram inúmeras vezes Deus falando para Seu povo: Não tenham medo!… São ordenações muito fortes de Deus a todo instante: Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar (Josué 1.9).

Quem teme o homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro (Provérbios 29.25).

Que diremos, pois, diante dessas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Romanos 8.31).

“É o Senhor dos Exércitos que você deve respeitar como santo e temível. Ele é sua fonte de temor, não o homem (Isaías 8.13).

A terra passava por uma maldição cujo trabalho do cultivo estava extremamente difícil! Lameque, descendente de Sete, acreditou que viria um tempo de descanso e alívio e mostra uma esperança tão imensa que coloca o nome de “Noé” em seu filho. Noé significa “alívio”, “descanso”. Deus usou Noé para dar alívio ao mundo! Noé, porém, encontrou favor diante do Senhor. “Construa uma grande embarcação… “(Gênesis 6.8 e 14). Foi assim que Deus recomeçou usando Noé que muito embora tivesse um nome expressivo, precisou ter a coragem de crer e se envolver num projeto mundial em que ele não se sentia capazmas creu na Palavra e favor do Senhor.

Noé e toda família foram salvos, livres e eu acredito que ele tenha demorado para avaliar a real dimensão do projeto estrondoso que desenvolveu para ajudar o mundo inteiro, que a “ficha dele caiu” sobre o que tinha feito… muito tempo depois! Entenda isto: Deus recomeçou tudo com apenas oito pessoas! É um bom exemplo de pequeno começo que creu, se esforçou corajosamente e deu muito certo.

Abraão, Filho de Terá, que significa “atraso”, teve que crer e romper com tudo que conhecia. Criado por um pai adorador e fabricante de ídolos, aos setenta e cinco anos de idade, casado com uma mulher estéril, Deus o mandou sair, ele creu, levantou-se e saiu! Enfrentou desafios incalculáveis e imensos! A Promessa de Deus era que Ele levantaria uma Nação através de Abraão. Realmente, ele levantou uma grande e valorosa Nação! Abraão é forte exemplo de alguém que com idade avançada, depois dos 75 anos creu, foi corajoso, destemido e começou a viver de verdade! 

Isaque teve que ficar no mesmo lugar, no período mais crítico da vida e plantar numa terra sequíssima! Entretanto, ele creu e, ao crer, a vida dele foi transformada. Independentemente, da terra muito seca diante dos olhos, Isaque cavou poços e teve sucesso em todos. Um grande exemplo de quem creu e, corajosamente, plantou na pior crise e enriqueceu muito,

Jacó teve que crer contra tudo que via diariamente, porque sabia que Deus o honraria como tinha prometido. E foi lá no Vau de Jaboque que a vida de Jacó deu uma senhora virada, porque pela bênção de Deus ele lutou até se ferir! A bênção do Senhor foi tão grande confirmando o projeto de Deus de levantar uma Nação. A Jacó, Deus deu o nome da Nação antes dela ser palpável, porque no mundo espiritual ela já existia desde quando a Promessa foi feita a Abraão. Um exemplo maravilhoso de um enganador, trapaceiro que creu, foi corajoso, lutou e se tornou em “Campeão com Deus”, em “Israel”, “Príncipe de Deus!”

José creu nos sonhos que Deus deu a ele e perseverou sem desistir. Tornou-se em “O Salvador” da Nação que “ainda” era Promessa. Ao todo foram para o Egito sessenta e seis descendentes diretos de Jacó, sem contar as mulheres dos seus filhos. José foi o instrumento de Deus para cuidar do Seu povo e ele se tornou a segunda maior autoridade da nação e transformou o Egito no “celeiro do mundo. José é um exemplo incrível de um homem vendido como escravo pelos próprios irmãos, foi aprisionado, encarcerado e da prisão subiu para o palácio porque creu e foi corajoso.

Moisés se tornou na maior liderança que já pisou nesta terra, porém teve que romper com a grandeza de ser o possível sucessor do avô, pois fora adotado ainda bebê, pela filha do Faraó. O autor do Livro de Hebreus descreve lindamente essa passagem! Aos 80 anos de idade, Moisés precisou apenas de um cajado para obedecer a um chamado que era loucura, voltar e enfrentar o líder de uma potência mundial, o Faraó! E Moisés foi o libertador da escravidão da nação de Israel! Isso é muito forte, porque ele abriu mão de coisas grandiosas para honrar a Deus e se tornou no maior líder que realizou assombros depois dos 80 anos. E que maravilha… com apenas um cajado! Um exemplo de crer e de coragem!

Josué precisou crer muito e ter muita coragem para ocupar o lugar que era de Moisés, conquistar a terra prometida e colocar o povo dentro dela. Foi um imenso e “impossível” desafio”! Josué, porém venceu, prevaleceu, derrotou gigantes e conquistou todo o território. Um grande exemplo de conquistas! 

O Senhor levantou juízes que fizeram a diferença em tempos sombrios: Otoniel, por exemplo, genro de Calebe. E saber que Calebe foi o único com Josué que não tombou no deserto! Aos 85 anos de idade tinha o vigor de 40! Um exemplo belíssimo de renovação!

Eúde, um libertador fora dos padrões naturais, o “homem canhoto” que libertou Israel da opressão moabita. Sangar, terceiro juiz de Israel que sucedeu a Eúde e que matou, com muita coragem, 600 filisteus com uma aguilhada de bois.  Débora, uma mulher que foi o instrumento de Deus para libertar a Nação da opressão severa do inimigo que já durava vinte anos! Imagine a coragem dela numa sociedade em que a mulher nem contada era nos recenseamentos, levantar-se e assumir a liderança da nação! É muita coragem para uma mulher!… 

Gideão está na história como o homem que enfrentou um inimigo que dominou, subjugou e empobreceu a Nação. Através de muita coragem, com 300 homens apenas, ele lutou contra um exército que nem se podia contar os integrantes! E venceu! Jefté, o filho da prostituta que a Bíblia chama de “guerreiro valente”, além de ser o instrumento de Deus para livrar a Nação dos amonitas, não deixou de cumprir o voto que fez a Deus ao sair vencedor e, corajosamente, entregou a única filha.

Ainda alguns fortes exemplos de improváveis: Sansão, gerado com o propósito de começar a libertação de Israel das mãos dos filisteus. Uma força descomunal era vista e sentida quando o Espírito do Senhor Se apoderava dele. Exemplo de um campeão gerado no útero de uma estéril.

coragem de Rute em deixar o que conhecia e acompanhar Noemi… mudou a própria história! Outro exemplo de virada é Estera órfã que se tornou a rainha da Pérsia. E a coragem de Ana, então?… Ela teve a coragem de fazer um voto tão radical em prometer o filho que nem esperava ainda a Deus, que através desse voto uma Nação foi mudada! 

coragem de Samuel ao assumir a Nação em momento de grande apostasia! Jônatas entrou no acampamento dos filisteus apenas com seu escudeiro e venceu, pela coragem, uma guerra impossível de vencer. 

Exemplos de superação não faltam;  teve a coragem de crer e tudo foi restituído! Davi, tirado do pasto, foi o maior rei, general, adorador, soberano da nação de Israel! Salomão pediu apenas sabedoria para governar a Nação e o quê recebeu? Tudo! 

Josafá, Ezequias, Josias; os profetas Isaías, Jeremias, Ezequiel e, Oséias que se casou com uma prostituta, porque como ato profético assim Deus mandou para que a nação de Israel visse o amor de Deus.

A coragem de Estevão, a coragem dos discípulos, a coragem de Paulo…  É impossível expor aqui tantos outros exemplos de gente corajosa, destemida, ousada, que fez a diferença e continua fazendo, porque nos impacta através da história, não se acovardou diante da vida, dos desafios, dos obstáculos, mas são pessoas que creram e foram até o fim.

Jesus! O Grande, o Maior, o mais Expressivo e Singular Exemplo de coragem, sacrifício e amor, pois deixou a Sua Glória e assumiu a forma humana para nos salvar. Teve a coragem de ir à Cruz para que pudéssemos viver eternamente! Jesus é nosso Salvador, nosso Líder, nosso Rei e nosso Herói!

Se quisermos uma grande vida, é preciso arriscar na fé com coragem, levantar-nos, romper com tudo, enfrentar, avançar e trabalhar sem medo no que é considerado difícil de realizar. 

Arriscar na coragem de crer, sacrificar e agir com equilíbrio e amorsem medo nos momentos mais difíceis da vida. 

Coragem para perdoar, confessar, reparar, humilhar-se, arrepender-se! Coragem para retornar do caminho errado, de fazer o que é certo, de enfrentar os medos, o passado, os desafios e avançar como nunca! 

Coragem para se curvar diante da vontade do nosso Deus: Coragem! 
Receba um batismo de coragem e vá, avance, siga, realize, porque Deus vai honrar você.
Conte sempre com minhas orações. 

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida

Postagens mais Recentes:

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.