Quando Herodes era rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte do grupo sacerdotal de Abias. Sua esposa, Isabel, também pertencia à linhagem sacerdotal de Arão. Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus e obedeciam cuidadosamente a todos os mandamentos e estatutos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e ambos já estavam bem velhos – (Momento mais Sagrado) (Lucas 1. 5-7).

 O sistema político da época era caótico. Eles estavam sob o domínio do Império Romano, do rei Herodes, e não havia nada pior. Isso cai por terra o discurso de pessoas que dizem que não conseguem avançar por causa das adversidades da atualidade, da instabilidade política e econômica do País. O momento em que Zacarias e Isabel estavam vivendo era terrível, mas eles continuavam servindo ao Senhor. Um detalhe que a Bíblia destaca é que eles eram cuidadosos em obedecer aos mandamentos — e a Bíblia não exagera! No entanto, eles enfrentavam um problema que aparentemente não tinha solução de forma natural: havia esterilidade na casa deles; Isabel era estéril. Eles oraram muito por um filho e envelheceram sem viver essa graça, mesmo sendo pessoas piedosas; era o teste deles. Agora, em idade avançada, do ponto de vista humano, parece que não havia mais tempo. Mas eles eram justos aos olhos de Deus!

———————————————————–

Junho – Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado, Momento mais Sagrado — Link: Edição.

Edição de junho de 2024

PALAVRA DE

Vida e Fé:

Momento mais Sagrado

Momento mais Sagrado...

Quando Herodes era rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que fazia parte do grupo sacerdotal de Abias. Sua esposa, Isabel, também pertencia à linhagem sacerdotal de Arão. Zacarias e Isabel eram justos aos olhos de Deus e obedeciam cuidadosamente a todos os mandamentos e estatutos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e ambos já estavam bem velhos (Lucas 1. 5-7).

 O sistema político da época era caótico. Eles estavam sob o domínio do Império Romano, do rei Herodes, e não havia nada pior. Isso cai por terra o discurso de pessoas que dizem que não conseguem avançar por causa das adversidades da atualidade, da instabilidade política e econômica do País. O momento em que Zacarias e Isabel estavam vivendo era terrível, mas eles continuavam servindo ao Senhor. Um detalhe que a Bíblia destaca é que eles eram cuidadosos em obedecer aos mandamentos — e a Bíblia não exagera! No entanto, eles enfrentavam um problema que aparentemente não tinha solução de forma natural: havia esterilidade na casa deles; Isabel era estéril. Eles oraram muito por um filho e envelheceram sem viver essa graça, mesmo sendo pessoas piedosas; era o teste deles. Agora, em idade avançada, do ponto de vista humano, parece que não havia mais tempo. Mas eles eram justos aos olhos de Deus!

Certo dia, Zacarias estava servindo diante de Deus no templo, pois seu grupo realizava o trabalho sacerdotal, conforme a escala. Foi escolhido por sorteio, como era costume dos sacerdotes, para entrar no santuário do Senhor e queimar incenso. Enquanto o incenso era queimado, uma grande multidão orava do lado de fora (Lucas 1. 8-10).

 Perceba que, mesmo vivendo em um tempo tão difícil, esse povo continuava servindo a Deus no templo, e do lado de fora havia uma multidão sedenta por Deus que intercedia em oração. Não só o grupo de Zacarias foi escalado, como ele foi sorteado para entrar no Santuário. Deus preparou tudo para que ele vivesse o milagre.

Então um anjo do Senhor lhe apareceu, à direita do altar de incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou muito abalado e assustado. O anjo, porém, lhe disse: “Não tenha medo, Zacarias! Sua oração foi ouvida. Isabel, sua esposa, lhe dará um filho, e você o chamará João.

Você terá grande satisfação e alegria, e muitos se alegrarão com o nascimento do menino, pois ele será grande aos olhos do Senhor. Nunca tomará vinho nem outra bebida forte. Será cheio do Espírito Santo, antes mesmo de nascer (Lucas 1. 14 e 15). Aqui, revela que ele seria um nazireu e João Batista adorou ao Senhor ainda no ventre quando Maria chegou à casa de Isabel, sua mãe.

 Fará muitos israelitas voltarem ao Senhor, seu Deus. Será um homem com o espírito e o poder de Elias, e preparará o povo para a vinda do Senhor. Fará o coração dos pais voltar para seus filhos e levará os rebeldes a aceitarem a sabedoria dos justos”. Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza de que isso acontecerá? Já sou velho, e minha mulher também é de idade avançada” (Lucas 1. 16-18). Zacarias racionalizou, olhou para as circunstâncias.

 O anjo respondeu: “Sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Foi ele quem me enviou para lhe trazer estas boas-novas. Agora, porém, você ficará mudo até os dias em que essas coisas acontecerão, pois não acreditou em minhas palavras, que se cumprirão no devido tempo”. Enquanto isso, o povo esperava Zacarias sair do santuário e se perguntava por que ele demorava tanto. Quando finalmente saiu, não conseguia falar com eles, e perceberam por seus gestos e seu silêncio que ele havia tido uma visão no santuário. Ao fim de seus dias de serviço no templo, Zacarias voltou para casa. Pouco tempo depois, sua esposa, Isabel, engravidou e não saiu de casa por cinco meses. “Como o Senhor foi bom para mim em minha velhice!”, exclamou ela. “Tirou de mim a humilhação pública de não ter filhos!” (Lucas 1. 19-25).

 Deus responde fé. Algumas pessoas têm de ficar “mudas”, porque estão atrapalhando o agir de Deus, pois uma boca incrédula rouba vitórias.

 Havia muitos sacerdotes, e um sacerdote tinha a oportunidade especial de entrar no Santuário apenas uma vez na vida. Eu não sei e também não está escrito se essa foi a primeira vez que Zacarias entrou no Santuário, mas podia acontecer de ele ter esse privilégio, a graça, o favor apenas uma vez em sua existência. E a resposta de orações, de sonhos e promessas de uma vida veio num momento mais santo, mais alto, mais sagrado da vida dele. Foi quando o anjo disse a ele: Sua oração foi ouvida. …Isabel, sua esposa, lhe dará um filho, e você o chamará João, o que significa “O Senhor mostrou favor”. Chegou o dia de Zacarias viver o favor do Senhor no momento mais sagrado da vida dele: quando ele estava no Santuário. Zacarias recebeu a visitação de Gabriel com a resposta de orações de uma vida inteira. Essa vitória era algo que iria trazer muita satisfação, prazer na alma e realização do casal. Deus não estava somente dando a eles um filho, Deus estava entregando um projeto importantíssimo para o Reino que seria gerado por eles.

 João era um projeto de Deus para o casal que mudaria a vida deles e a Nação. João pode ser muitas coisas na vida de uma pessoa – pode ser um filho também. João foi o sonho, a promessa, a resposta de orações de uma vida para Zacarias e Isabel, que humanamente parecia tardio. Chegou! Mas chegou no momento mais sagrado da vida dele. Você está entendendo? Pode anotar isso? Chegou no momento em que Zacarias estava no lugar mais alto, mais santo de sua vida. Não chegou antes!

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida