Com a vida no anonimato, desconhecido e despercebido na Nação, homem simples nascido na pequena região de Teba na cidade de Gileade, do nada… Elias chega a Israel. Temente a Deus, Elias aparece numa época em que o rei Acabe, a pedido da mulher Jezabel, determinará a matança e o extermínio dos profetas de Deus, idolatrando Baal, o deus a quem atribuíam as chuvas, a prosperidade, provisão e a boa economia da Nação; portanto, os profetas de Deus eram um grande incômodo para os idólatras. Elias aparece e libera uma palavra profética ao rei: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Elias foi rápido, claro e preciso ao profetizar. Elias mostrou ao rei que a economia da Nação, a fartura e a sobrevivência do povo não provinham de Baal o deus deles, mas do Deus de Israel. Podiam clamar a Baal, matar profetas do Senhor, que a chuva somente voltaria quando Deus a enviasse através de Elias. Ele ficou conhecido, saiu do anonimato, criou inimigos. Jezabel se enfureceu ainda mais ao ver seu intento idólatra aviltado. Três anos e meio de seca; foram suficientes para que sofressem e “vissem” que o Senhor Deus é o Provedor! 

———————————————————————————————————————————————————————————

Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio, Rastro de fartura – Edição de maio,– Link: Edição.

Edição de Maio de 2023

PALAVRA DE

Vida e Fé:

Ser "Excelente por Excelência" - Rastro de fartura

Rastro de fartura

Vá em busca de gravetos! Acenda o fogo!

Com a vida no anonimato, desconhecido e despercebido na Nação, homem simples nascido na pequena região de Teba na cidade de Gileade, do nada… Elias chega a Israel. Temente a Deus, Elias aparece numa época em que o rei Acabe, a pedido da mulher Jezabel, determinará a matança e o extermínio dos profetas de Deus, idolatrando Baal, o deus a quem atribuíam as chuvas, a prosperidade, provisão e a boa economia da Nação; portanto, os profetas de Deus eram um grande incômodo para os idólatras. Elias aparece e libera uma palavra profética ao rei: Tão certo como vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

Elias foi rápido, claro e preciso ao profetizar. Elias mostrou ao rei que a economia da Nação, a fartura e a sobrevivência do povo não provinham de Baal o deus deles, mas do Deus de Israel. Podiam clamar a Baal, matar profetas do Senhor, que a chuva somente voltaria quando Deus a enviasse através de Elias. Ele ficou conhecido, saiu do anonimato, criou inimigos. Jezabel se enfureceu ainda mais ao ver seu intento idólatra aviltado. Três anos e meio de seca; foram suficientes para que sofressem e “vissem” que o Senhor Deus é o Provedor! 

Não foi através de “amigos” ou porque tinha dinheiro, popularidade que Elias ficou conhecido. Ele saiu do anonimato pela fé em deixar-se fazer um instrumento usado pelo Senhor para liberar a Palavra que Ele colocou-lhe à boca.

Eu fico encantada, porque Deus sempre reserva alguém para ser instrumento d’Ele. Se for seu caso, por exemplo, e você não quiser… paciência! Ele vai usar outro que crê e fará o que Ele mandar.

Através da palavra liberada por Elias, Israel ficou sob o jugo de uma seca de três anos e meio e voltou às chuvas abundantes depois que Elias restaurou o Altar do Senhor e, então, o povo reconheceu que “só o Senhor é Deus”! Foi também após a palavra liberada com Elias no Carmelo, orando com perseverança, a época em que o estado econômico da Nação evoluiu radicalmente. A fé de Elias em Deus impulsionou-o e o fez usar a boca, profetizou e o que falou aconteceu!

Jezabel e Acabe acreditavam na soberania idólatra e cruel deles e mal sabiam que Deus tinha “algo” inesperado e escondido – Elias, o desconhecido! Deus não improvisa, Ele tem tudo preparado, portanto devemos confiar em Sua forma de trabalhar, porque Ele tem a hora certa para nos apresentar esse “algo”, e o que muda nossa vida é a liberação da Palavra que o Senhor coloca na boca de cada um. Creia, existe uma palavra na sua boca que ao profetizá-la, irá causar-lhe mudanças radicais.

Conhecido como um profeta de Deus e rodeado de inimigos, Deus honra Elias em tudo. Elias mostrou confiança em Deus ao obedecer cada direção dada. Retira-te daqui, vai para o lado oriental e esconde-te junto à torrente de Querite, fronteira ao Jordão. Beberás da torrente; e ordenei aos corvos que ali mesmo te sustentem. Foi, pois, e fez segundo a Palavra do Senhor… 

Os corvos lhe traziam pela manhã pão e carne, como também pão e carne ao anoitecer; e bebia da torrente (1 Reis 17. 1 ao 6). A Nação não tinha água, mas Elias tinha um riacho! A Nação tinha fome e Elias… um delivery à disposição!

O Senhor Deus usa os meios mais inusitados para nos abençoar com todo suprimento que precisamos e é certo que sempre seremos surpreendidos por “corvos” trazendo-nos bênçãos e suprimentos, porque Ele usa egípcios, usa nabucodonosores, centuriões, porque cabe a Ele a forma de trabalhar e a nós o crer e profetizar. Elias tinha o que ninguém tinha: provisão, graça, favor e unção de Deus, por isso o desconhecido e humilde homem chegou, entregou a Palavra, falou com a natureza e ela obedeceu. Deus o escondeu em lugar seguro, com água e boa comida rica em carboidrato e proteína!

“Algo escondido” e exclusivo é o que o Senhor tem para cada um: uma estratégia, uma ideia, um método, uma porta que fluirá. Profetize sobre toda sua vida e tudo que faz parte dela e tudo vai mudar frente à sua palavra de fé liberada. Nem pessoa nem problema algum podem anular a Promessa que está sobre nós; somente nós podemos anulá-la pela incredulidade e abandono da Promessa.

Tudo é no tempo de Deus e terminado o tempo de Elias no Querite, por “falta de chuva” o riacho secou e Deus dá nova direção a Elias: Vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida. Ele foi, encontrou-a “colhendo gravetos para o fogo”, pediu-lhe água, enquanto ela busca, ele grita: Por favor, traga também um pedaço de pão. Mas ela não tinha, exceto um punhado de farinha e um pouquinho de azeite que faria para ela e o filho comerem e depois morrerem. Já faltava de tudo; a seca era real! A fome já abatia o país conforme o trabalhar de Deus profetizado por Elias que diante da pobre viúva profetiza novamenteNão tenha medo… faça o que eu disse. Mas primeiro… faça para mim… depois para você e seu filho. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: a farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não secará até o dia em que o Senhor fará chover sobre a terra. Que convicção na fala! Quanta certeza! Que crer na providência de Deus! E o que Elias falou, novamente aconteceu depois que a mulher creu e agiu a fé na Palavra liberada. …a farinha não acabou… o azeite não secou, conforme a palavra proferida por Elias. E, acreditem: Sarepta de Sidom era a terra de Jezabel! Medite em 1 Reis 17. 7 ao 16.

É preciso com urgência, que muita gente saia para catar gravetos a fim de obter fogo para que haja a mudança desejada. Não existe fogo sem essa procura. Os planos da viúva eram de morte para ela e o filho! Era o fim da vida! Foi ao sair para catar gravetos para acender o fogo que encontrou Elias, a mudança que proporcionou um futuro de vida e paz.

A grande virada da nossa vida está na Lei das Primícias e da Semeadura. Jamais chegaremos no máximo com o menor esforço de fé. A virada na vida da viúva aconteceu num único dia em que já esperava a morte e ela não duvidou em dar o que tinha, o mínimo de farinha e azeite. O forno, o restinho dos produtos da terra e a culinária ela possuía, mas faltava o fogo!

As crises chegam para que saiamos em busca de gravetos para acender o fogo e o renovo da esperança. Enfatizo que a crise de seca da Nação não vinha de satanás, mas de Deus, exatamente para mudar a condição espiritual da Nação e da mulher citada por Jesus, que creu no profeta. Com a fé e o Primeiro Amor cada vez mais acesos e queimando dentro de nós o Senhor nos leva a experiências novas e sobrenaturais com Ele.

A crise surge como oportunidade de solução, de reconciliação, de salvação. Em Caná da Galileia o vinho – que é a alegria – acabou, não por acaso, mas para que todos vissem o poder sobrenatural de Jesus que ali estava sem ser percebido até que Maria falou e todos souberam da Presença d’Ele.

São nas crises que lembramos que a saída é e está em Deus. A falta do vinho foi uma crise. A viúva buscou os gravetos por causa da crise. A crise, a decepção, não podem fazer-nos desistir das Promessas. A hora é agora para acendermos o fogo da fé no que temos de melhor e entregar nosso tudo ao Senhor Jesus. 

É maravilhoso ver que enquanto Acabe e os idólatras vasculhavam o país inteiro atrás de Elias, confortavelmente, ele se fartava do bom alimento na única casa que saía fumaça e cheirava a pão quentinho da hora! O pequeno bolo feito pela viúva se transformou numa grande porta de abundância! É o lançar da sementinha: Deus não vai nos dar tudo de uma vez; Ele nos dá o suficiente para fazermos o primeiro pequeno bolo com o pouco de farinha que temos que provocará o grande milagre na vida de cada um.

Para o servo de Elias, era uma pequena nuvem! Para o profeta, uma grande chuva! Para o homem comum, uma pequenina semente! Para um homem de fé, uma árvore e logo uma floresta! Um pouquinho sem Deus é nada, com Deus é mudança de vida! Jamais o Senhor nos pedirá algo sem a intenção de multiplicação; Ele sempre multiplicou tudo que pediu; confira na Bíblia e você verá que o encontro com a Promessa sempre se realizou e sempre há de se realizar na vida de quem crê.

Faça sua casa ter aroma de milagre! Creia e profetize!

Medite por inteiro no Salmo 65. 1 ao 13 que aqui enfatizo partes: …cumpriremos os votos que te fizemos, pois respondes as nossas orações… todos virão a ti… tu perdoas nossa rebeldia… Cuidas da terra e a regas, tornando-a rica e fértil. O rio de Deus tem muita água; …fartura de cereais, porque assim ordenaste. …Encharcas o solo… abençoas as plantações… Coroas o ano com boas colheitas; tuas pegadas deixam um rastro de fartura. 

Aja a sua fé e você dará testemunhos que nunca deu. 

Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

Líder Espiritual do Ministério Mudança de Vida